Associação Cultural Azágua

Morada

Tidemanstraat 80
3022 SM Rotterdam
Rotterdam
Países Baixos

Horário

18h – 20h

Contactos

312291604
azaguanl@azagua.nl

Quem Somos

Introdução

Azágua é uma associação voluntária cabo-verdiana fundada, em Outubro de 2003, por um grupo de “bons amigos” que já tinham experiência com valores e normas no associativismo de Cabo Verde. É de uma perspetiva não governamental e sem fins lucrativos, sendo que desde Fevereiro de 2007 está oficialmente registada na Câmara de Comércio de Roterdão.

Além disso, Azágua significa a estação das chuvas em Cabo Verde que decorre de julho a outubro. Quando chove, os campos transbordam de comida e tudo fica coberto de verde. É daqui o nome Cabo Verde!

Quem somos nós

A associação Azágua é uma organização voluntária cabo-verdiana criada para promover e desenvolver a integração, educação, desporto e a participação de recém-chegados à Holanda, com a ajuda de uma equipa formada por profissionais, estagiários e voluntários que se disponibilizam para isso!

Como organização voluntária e reconhecida como ‘Empresa de formação ‘, a Fundação Azágua possui duas importantes áreas de intervenção: social e cultural. Além disso, nossa força consiste em uma equipa de 11 membros na direção e 15 voluntários, entre os quais, um é assistente social, com um sistema terapêutico funcional, focado na assistência e acompanhamento de crianças e jovens. Há quatro estagiários do ensino profissional médio com formação e experiência no campo dos problemas psicossociais, tendo presente a distinção:
– Problemas psicológicos têm a ver com sentimentos e pensamentos;
– Problemas sociais têm a ver com outras pessoas ou entidades.

É importante notar que os problemas psicossociais são uma combinação desses dois. Sendo que as pessoas também podem ter sintomas físicos (como dores de cabeça, palpitações, insónias).

Atividades

Promover a integração, emancipação, educação e participação dos migrantes em geral e os cabo-verdianos em particular;
Estimular atividades de autodesenvolvimento e organização em que os migrantes são encorajados a melhorar a sua posição social, particularmente nas áreas de educação, desporto, emprego, arte e cultura;
Desenvolver projetos e / ou atividades para aumentar a relação com o país de origem em várias frentes;
Promover e organizar reuniões, discussões e cursos no campo cultural com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e a conscientização;
Assegurar a acessibilidade da informação e as oportunidades disponíveis em ambos os países: nos Países Baixos e em Cabo Verde para todos os cabo-verdianos e / ou pessoas que procuram visitar a Fundação Azágua.