Washington (1º de agosto de 2024) – O senador Edward J. Markey (D-Massachusetts) e o representante Hakeem Jeffries (NY-08), líder democrata da Câmara dos Representantes e o mais alto funcionário do governo dos EUA de ascendência cabo-verdiana, apresentaram uma resolução do Congresso reconhecendo meio século de independência da República de Cabo Verde e celebrando as contribuições dos cabo-verdianos-americanos para a democracia em Cabo Verde e nos Estados Unidos.
“Desde o século XVIII, os cabo-verdianos-americanos contribuíram muito para a tapeçaria histórica que é a Comunidade de Massachusetts, Nova Inglaterra e Estados Unidos, por meio da indústria baleeira, comércio de pacotes, pesca, cultivo de cranberry, entretenimento, política, academia e muito mais”, disse o senador Markey. “Massachusetts tem a bênção de abrigar a maior comunidade cabo-verdiana dos Estados Unidos. Estou imensamente orgulhoso de representar esta comunidade e reconhecer suas realizações. Enquanto Cabo Verde celebra meio século de independência este mês, todos nós devemos celebrar como este pequeno arquipélago se tornou um modelo de boa governança que defende os princípios da liberdade e da democracia.”
“Cabo Verde é uma democracia líder na África com um forte compromisso com o estado de direito, direitos humanos e valores democráticos. A nação está em uma localização geopolítica estrategicamente importante e tem servido como um parceiro confiável e leal aos Estados Unidos”, disse o Líder Jeffries. “Como um dos únicos membros do Congresso com raízes cabo-verdianas, é uma honra para mim juntar-me ao Senador Markey na apresentação desta resolução para marcar os 50 anos da independência de Cabo Verde.”